sábado, 9 de outubro de 2010

Cena da semana - Equilíbrio


Foi andando pelo parque Trianon em São Paulo que, nessa semana fiz essa foto, sem que o casal soubesse do registro. Eu sabia que aquela imagem tinha muito a dizer e que, poderia economizar nas palavras pois, tudo era explícito num simples clique. Fiquei pensando no momento pelo qual experimentamos o mais puro desequilíbrio político, palco de ofensas, jogo sujo ideológico e nenhuma ética. De um lado, o maniqueísmo sórdido que despreza e diminui assuntos de extrema importância política: o aborto, uma questão de saúde pública do feminino. Do outro, a fraqueza para assumir posições anteriormente conquistadas, em prol dos votos que possivelmente levam a vitória nas urnas. O debate atual envolve fé, puritanismo, hipocrisia e nenhuma praticidade espiritual e política. Lembrei a tempo que hoje é aniversário do pacifista John Lennon e fiquei suspeitando que ele provavelmente se aborreceria muito com essa eleição no Brasil. Desconfianças à parte, volto a pensar no equilíbrio, sobre o que seria mais conveniente e útil para o Brasil. Seria produtivo colocar um fim ao estímulo das divergências religiosas, colocar um ponto final nesse clima de divisão do país em dois únicos polos ideológicos. O Brasil não é feito apenas de Dilmas e Serras, não precisamos suportar esses gritos em nossos ouvidos, que negam outras opções. Talvez a chance de mudar alguma coisa, esteja no nosso quintal, na praça do nosso bairro, na escola dos nossos filhos, no investimento que cada um faz no banco, no relacionamento com os funcionários, nas escolhas individuais, na compra do supermercado, no gasto com o cartão de crédito e em muitos outros atos políticos. Hoje eu só consigo ver equilíbrio nessa foto do parque e nas nossas aspirações conjuntas. Assim como o casal oriental dividiu o peso pelo caminho percorrido, vou dividir com o Serra e a Dilma a responsabilidade de trazer qualidade prá minha vida. Deles, não espero muita coisa, seja quem for o próximo presidente ou presidenta.

Equilíbrio: O equilíbrio é uma das principais bases da vida. Tudo na vida necessita de equilíbrio. O equilíbrio representa também a harmonia e a justiça. Repare-se na balança como símbolo da justiça. Tudo está bem quando está equilibrado e tudo está mal quando há desequilíbrio.

No século 4 a.C., o filósofo grego Epicuro já dizia que "ninguém é pouco nem demasiado maduro para conquistar a saúde da alma". Segundo ele, "quem diz que a hora de filosofar ainda não chegou ou já passou assemelha-se ao que diz que ainda não chegou ou já passou a hora de ser feliz".

Foto: Preto e Lilás

Nenhum comentário:

Postar um comentário